Dia Mundial da Saúde Ocular – 10 de julho

 

Os olhos necessitam de cuidados periódicos para enxergarmos bem e prevenirmos doenças oculares.

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde de 2019, estima-se que 2,2 bilhões de indivíduos apresentam uma deficiência visual ou cegueira, porém 1 bilhão destes casos poderiam ter sido evitados com intervenção precoce.

 

Confira 5 cuidados primordiais: 

 

Lave os olhos

A higiene das pálpebras e cílios é importante, pois é uma barreira para evitar que a sujeira entre nos olhos. Retire a maquiagem diariamente e fique atento ao prazo de validade dos produtos. 

 

Não coce os olhos

Além de permitir que a sujeira adentre os olhos, o trauma repetido de apertá-los pode provocar alterações oculares e aparecimento de doenças como o ceratocone. 

 

Realize o controle do diabetes e da hipertensão arterial

O diabetes pode provocar alterações no grau dos óculos, acelerar o aparecimento da catarata e causar lesões irreversíveis na retina. A hipertensão arterial não controlada também pode afetar a retina.

 

Evite o uso prolongado de eletrônicos. Faça pausas.

Após longos períodos de uso de eletrônicos, os olhos podem ficar avermelhados, com sensação de secura e cansaço. Realize pausas de 1 a 5 minutos a cada hora em frente ao computador ou tablet. 

 

Visite seu oftalmologista regularmente

Algumas doenças oculares são silenciosas, apresentam poucos sintomas no início e apenas ao exame oftalmológico podem ser diagnosticadas.