CENTRAL DE ATENDIMENTO 11 5908-7233

Notícias

Voltar

Mais sabor e saúde no seu verão

O verão é a estação que nos convida a aproveitar cada momento de sol e calor. É também nesta época, que as academias ficam lotadas de pessoas que buscam sair do sedentarismo e ter hábitos mais saudáveis. É importante investir em uma alimentação balanceada, ingerindo mais frutas e saladas, e principalmente bebendo mais líquidos, como conta a Dra. Maria Lúcia Vieira Gouveia, nutricionista do Brasil Private Check-up: “a água é fundamental, e deve ser ingerida mesmo quando a pessoa não tem sede, já que a sede é um sinal de desidratação do organismo. Devemos tomar pelo menos dois litros de líquidos por dia. Destes dois litros, 1,5L deve ser água, impreterivelmente, e o restante pode ser complementado com suco de frutas, água de coco e chá gelado”.

E para quem tem dificuldades, ou ainda não se convenceu da importância de ingerir pelo menos um litro e meio de água por dia, a nutricionista enumera alguns benefícios: “no calor, temos muita perda de líquidos por causa do suor excessivo. A água é muito importante para manter o equilíbrio do corpo, prevenir cálculos renais, infecção urinária, hidratara pele, auxiliar o bom funcionamento intestinal, e manter as barreiras de proteção  da pele e mucosas, entre tantos outros”. A nutricionista alerta também, para que os idosos e crianças recebam uma atenção maior, já que muitas vezes se esquecem de ingerir líquidos.

Se você é daqueles que sabe de cor e salteado de todos estes benefícios, mas mesmo assim esquece de tomar água, a dica da especialista é usar meios que possam auxiliá-lo nesta tarefa. “É importante criar formas para lembrar: pode ser desde deixar uma garrafinha por perto, como usar a tecnologia a favor, através de aplicativos ou alarmes no celular”.

De olho na alimentação

Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, principalmente para quem tem o hábito de comer fora de casa. “O calor favorece a proliferação de bactérias. Por isso, observe sempre o armazenamento e a refrigeração dos alimentos no local onde você realiza suas refeições. É recomendável também evitar alimentos que tenham muito molho, principalmente a base de leite, ovos e maionese, já que a durabilidade desses alimentos é menor, favorecendo  crescimento de bactérias, que podem causar intoxicação alimentar, tão comum nesta época”, aponta a Dra. Maria Lúcia.

O tipo de preparação também deve ser observado: alimentos muito gordurosos, frituras e empanados, devem ser sempre substituídos por alimentos grelhados ou assados. “Alimentos muito gordurosos tem digestão mais lenta e exigem mais do aparelho digestivo, isto aumenta aquela tão conhecida sensação de moleza e desânimo que sentimos depois de refeições mais pesadas”.

Outro cuidado importante é com o consumo exagerado de sal. “No verão temos uma certa tendência a reter líquidos e consumir muito sódio (principal componente do sal), pode favorecer maior retenção, causando inchaço. O sódio também está muito presente em embutidos, enlatados, molhos e temperos prontos. Utilize ervas naturais ou desidratas para realçar o sabor dos alimentos. Evite também deixar saleiro à mesa.